quinta-feira, 21 de junho de 2007

Instituto de Mulheres Negras do Amapá - IMENA


O Instituto de Mulheres Negras do Amapá foi fundado em 7 de maio de 2000, na cidade de Macapá, no Amapá.

Fruto de uma gestão coletiva, o IMENA teve seu parto assistido por um grupo de orgulhosas mulheres negras e de suas madrinhas do Geledés. Nasceu sobre o signo de touro e da ousadia, em plena Lua Nova, no meio do mundo latitude zero, sobre a linha do equador, banhado pelas águas do Rio Amazonas e bos as bênçãos das entidades da floresta e de suas ancestrais guerreiras.

O IMENA vem com a missão de somar-se às pessoas e organizações que lutam contra o sexismo, o racismo, a injustiça e todas as formas de discriminação e preconceitos. O projeto visa colaborar para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e igualitária, onde todas e todos possam viver com dignidade e prazer.

As mulheres negras do Amapá querem compartilhar com a sociedade amapaense e com pessoas do Brasil e do mundo o prazer desta nova criação e convidar àqueles que acreditam no futuro e no novo a contribuir para o crescimento e fortalecimento do IMENA.

O IMENA e uma organização política de mulheres negras, sem fins lucrativos, sem vinculações religiosas, organização não governamental de assistência social, democrática e sem nenhuma vinculação político-partidária nem discriminação de qualquer natureza.

O IMENA tem como missão institucional o combate ao preconceito, discriminação racial, sexismo e a luta pela universalização efetiva dos Direitos Humanos, inerentes à cidadania, combatendo prioritariamente a marginalização das populações negras.

Objetivos: Promover a solidariedade e a igualdade entre homens e mulheres, sem distinção de raça, etnia, cor, idade, classe social, orientação sexual, religião, ascendência, origem nacional ou regional, estado civil, estado de saúde, filiação, deficiência física ou condição de egresso;
Defender os direitos dos cidadãos negros, especialmente mulheres e jovens, e incentivar sua interação no mercado de trabalho e na sociedade civil organizada;


Sensibilizar amplos setores da sociedade contra as práticas de discriminação racial ou sexual, através de denúncias responsáveis e da informação bem fundamentada.

Ações de Implementação:Educação de jovens e adultos: A escola funciona no Centro de Cultura Negra. O público alvo é formado por jovens e adultos negros não alfabetizados, oriundos do bairro do Laguinho e adjacências. É fruto de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação.

Feira de Cultura Afro-brasileira Oyá-Iansã: Tem como principal objetivo alavancar a socialização de mulheres negras amazoninas artesãs, e outras que vivam no anonimato social, prioritariamente em comunidades quilombolas, além da valorização da gastronomia regional.
Programa de Rádio: O IMENA participa do programa de rádio “Viva Mulher”, transmitido às sextas-feiras pela Rádio Difusora de Macapá, divulgando suas ações e abrangendo temas relacionados aos direitos e deveres da cidadania da população afrodescendente, principalmente das mulheres negras.


Implantação do Programa de Defesa dos Direitos Humanos: Objetiva desenvolver um conjunto de ações que contribuam para a defesa dos direitos da população negra do estado. Este programa é constituído basicamente pelo SOS RACISMO, que consiste em serviço de atendimento jurídico e encaminhamento legal de processos de vítimas de racismo, prevendo atuação judicial em casos que atinjam a imagem coletiva da comunidade negra.

Programa Saúde da Mulher Negra: Visa contribuir como o processo organizativo das mulheres de comunidades negras rurais na luta pela saúde da mulher. Tem como público mulheres negras de diferentes idades.

Também fazem parte das atividades do IMENA, palestras educativas, oficinas e cursos, além do projeto Biblioteca Itinerante “Histórias da Mãe Preta”, com informações culturais e históricas do povo negro.

IMENA – INSTITUTO DE MULHERES NEGRAS DO AMAPÁAvenida José Antônio Siqueira, 692 – LaguinhoMacapá/AMAPÁ – cep: 68908-040
Informações: fones (96) 222-1741, fax: 222-1741 ou 222-4873 ou
Pelo e-mail:
imena@bol.com.br

Fonte: www.portalafro.com.br
Pesquisa organziada por Rejanne Soares

Nenhum comentário: