quarta-feira, 20 de junho de 2007

Quem foi a Princesa Anastácia?

Princesa Bantu, linda negra de olhos azuis, sofreu por sua beleza e por não admitir ser chamada de escrava. Amenizava o sofrimento dos seus irmãos através do seu milagroso poder de curar. Por pensar ser Anastácia conhecedora de alguma palavra mágica, queriam lhe impedir este dom, cobrindo o seu rosto com uma máscara de ferro. Esta máscara saciou também a inveja de mulheres brancas, para com a beleza de nossa princesa.


Um dos relatos que temos registros é que, Anastácia por ser muito bonita, terminou sendo, também, sacrificada pela paixão bestial de um dos filhos de um feitor, não sem antes haver resistido bravamente o quanto pôde a tais assédios; depois de ferozmente perseguida e torturada a violência sexual aconteceu.


Apesar de toda circunstância adversa, Anastácia não deixou de sustentar a sua costumeira altivez e dignidade, sem jamais permitir que lhe tocassem, o que provocou o ódio dos brancos dominadores, que resolvem castigá-la ainda mais, colocando-lhe no rosto uma máscara de ferro, que só era retirada na hora de se alimentar, suportando este instrumento de supremo suplício por longos anos de sua dolorosa, mas heróica existência.


As mulheres e as filhas dos senhores de escravos eram as que mais incentivavam a manutenção de tal máscara, porque morriam de inveja e de ciúmes da beleza da negra.


A ignorância só retirou a máscara tarde demais, quando nossa guerreira já tinha o rosto tomado pela Gangrena, razão de sua morte.


Anastácia, já muito doente e debilitada, é levada para o Rio de Janeiro onde veio a falecer, sendo que seus restos mortais foram sepultados na Igreja do Rosário que, destruída por um incêndio, não se teve como evitar a destruição também dos poucos documento que poderiam nos oferecer melhores e maiores informações referentes à escrava Anastácia " A Santa ", além da imagem que a história ou lenda deixou em volta de seu nome e na sua postura de mártir e heroína, ao mesmo tempo.


pesquisa organizada por Rejanne Soares

5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei sua história!!!
Bjão

Dalva disse...

Seu site é muito bom, sugiro apenas trocar a cor da fonte, pois dificulta a leitura.
Parabéns!

Unknown disse...

Ameiii presisa mesmo para um trabalho arrasou

Unknown disse...

Antigamente eu ficava envergonhada por me chama de Anastácia. Hoje tenho muito orgulho..

Unknown disse...

Interessante saber que as sempre foram lindas e desejadas, chegou a relacionar si com algum branco ?