quarta-feira, 20 de junho de 2007

Um espaço dedicado as Mulheres Negras com as bênçãos da Princesa Anastácia!


Um espaço organizado pelo Instituto das Mulheres Afroamazônidas – Princesa Anastácia, que escolheu homenagear aquela que é uma mulher atual que sofreu por preconceitos que nós mulheres negras deste novo século ainda sofremos, entendemos que Anastácia é como uma figura importante que reflete o objetivo do Instituto, que se preocupa em desconstruir os preconceitos causados pelo racismo, sexismo, o machismo e as demais desigualdades raciais, além da busca da difusão de nossa cultura e pelo compromisso com o resgate histórico das mulheres africanas, brasileiras e amazônidas que construíram o início deste momento em que vivemos, e que hoje provocam nosso orgulho, emoção e estimulam nossa luta.


Onde tudo será construído coletivamente, buscando na base, a história de luta e de contribuição que nos mulheres negras temos dado a este país, e ao mundo em que vivemos.

Assim como construímos, nos é negado o fato que, nós mulheres negras, onde todo o sistema nos empurra para a invisibilidade; ter um espaço onde podemos mostrar de nossas próprias fontes o protagonismo da Mulher Negra.

A constituição e formação da mulher negra no Brasil são baseadas na luta contra o preconceito, na busca de igualdade de oportunidade, e respeito à diversidade.

Um espaço que com toda certeza vai enriquecer, homenagear e dar visibilidade a cada mulher negra que traz em seu bojo, detalhes que são despercebidos pela sociedade.

Somos parte deste sistema, mesmo sendo falido, excludente e cruel, resistimos com nossas crenças, com nosso jeito de curar e aliviar as mazelas da vida, com nossa cultura que alegra e ilumina muitas de nós, com a força do saber popular, no ato de benzer e fazer os chás que levam nossa vontade de vencer e conquistar um mundo junto e digno.

Nos mulheres negras geramos um mundo e somos nos que silenciosamente estamos mudando e fazendo isso de acordo com nossas necessidades e forma de ver e sentir que se faz necessário este processo.

Sabemos escrever sobre nós! Com poesias, poemas, crônicas, artigos, textos, livros ou simples frases.
Sabemos cantar coisas nossas, em forma de Rap, Samba, e principalmente aquelas que refletem nossa origem africana.

Sabemos contar nossos feitos!

Sabemos quem somos e o que queremos!

Sabemos articular e reivindicar por nós!

Sabemos tecer as redes e fortalecer nossas parcerias com quem sabe a nosso respeito!

Sabemos muito de nós, temos acumulo que devemos pôr em pauta, por nós, para nós e para aquelas e aqueles que sabem o que é ser uma Mulher Negra nesse sistema que em nenhum momento nos respeita, e que muito nos deve.

Ao contrário do que se pensa e se fala sobre nós mulheres negras, não estamos mais em fase de choro e de lamurias, estamos no nível de fazer, e se fazer presente!

Sejam bem vind@s a este espaço que tem a cara e o jeito de ser das Mulheres Negras Amazônidas e Brasileiras!

Por Rejanne Soares - Ativista do Movimento de Mulheres Negras da Amazônia.

Nenhum comentário: